FAQ
PERGUNTAS FREQUENTES DOS ANUNCIANTES (SKABERS)
Funciona em todo o Brasil?
Sim, a venda de produtos está disponível para todo o Brasil. No entanto, os aluguéis de peças funcionam atualmente apenas dentro da mesma cidade para garantir uma logística eficiente.
Existem restrições sobre o que pode ser anunciado?
O Skab trabalha exclusivamente com peças de vestuário feminino. Não aceitamos o upload de outros tipos de itens.
O Skab irá armazenar as peças que eu anunciar?
Não, somos apenas uma plataforma de compartilhamento. Cada SKABER (anunciante) mantém a posse de suas próprias peças e gerencia seus aluguéis online.
Como poderei anunciar e gerenciar minhas vendas e aluguéis?
Após realização do cadastro, cada SKABER terá acesso ao seu próprio Skab. Seu Skab é o seu armário, ou melhor, a sua loja online! Nela você poderá cadastrar as suas peças e gerenciar suas vendas e aluguéis de forma fácil e organizada.
Existe algum custo para anunciar?
Há uma mensalidade fixa para utilizar a plataforma e criar sua loja virtual, podendo anunciar quantas peças você quiser para venda ou aluguel! O SKAB não cobra comissões sobre as vendas ou aluguéis realizados, 100% do valor fica para você!
Por quanto devo alugar ou vender minhas peças?
É você quem define o valor do aluguel ou da venda de suas peças. Em geral, recomenda-se que peças pouco usadas ou em excelente estado sejam alugadas por cerca de 25% do valor de varejo original, para um período de quatro dias. Já para a venda, recomendamos um valor entre 20% e 40% do seu valor de compra.
Existe valor mínimo para o anúncio?
Sim, o valor mínimo para aluguel ou venda de qualquer peça deve ser igual ou superior a R$100,00 (cem reais).
Preciso de uma foto de perfil?
Sim, é necessário ter uma foto no seu Skab para criar credibilidade. Não precisa ser sua foto pessoal, mas uma imagem que represente você ou sua loja.
Quais fotos devo enviar?
É obrigatório enviar pelo menos duas fotos (frente e costas) da peça. Fotos bem tiradas aumentam as visualizações e as chances de venda e aluguel. Para um guia detalhado de como fotografar sua peça corretamente, consulte a página Como Fotografar a Peça.
Como faço para listar vários tamanhos de peças iguais?
Se você possui várias peças iguais em diferentes tamanhos, será necessário cadastrar cada peça em um anúncio separado, mesmo que as peças sejam idênticas.
Como funciona o calendário de disponibilidade para o aluguel?
O calendário é automaticamente atualizado de acordo com as reservas. Se necessário, você também pode ajustar manualmente as datas, bloqueando ou desbloqueando dias específicos.
Como faço para embalar minha peça?
Embale sua peça com cuidado e segurança. Recomendamos o uso de capas protetoras ou embalagem plástica para proteger a sua peça, antes de colocá-la na caixa. Certifique-se de que a embalagem está em boas condições. Em caso de envio através dos Correios, aplique a etiqueta de envio no topo da embalagem (de modo que o código de barras fique legível).
Como eu sei quando e onde postar a peça?
Em caso de aluguel, você deve combinar a logística diretamente com o USER. As partes devem se comunicar para decidir como será realizada a entrega e devolução da peça alugada, que deve ser entregue no primeiro dia da reserva e devolvida ao final do período.
Em caso de venda, o envio será feito pelos Correios através da etiqueta gerada automaticamente pelo sistema da Melhor Envio, que é integrado ao SKAB.
Quem é responsável pela lavagem da peça?
Lavagem de roupas é algo delicado. Por esse motivo, para garantir o cuidado adequado com o tecido, a dona da peça é a responsável pela lavagem. Recomendamos que você inclua o custo de lavagem no valor do aluguel, se necessário.
O que acontece se a minha peça for devolvida fora do prazo?
Se o USER atrasar a devolução da peça, será cobrado dele uma multa de 20% do valor total pago no ato do aluguel por cada dia de atraso. Este valor será integralmente direcionado à você, descontadas apenas a taxa transacional cobrada pela PAGAR ME no valor de 3,79% sobre o valor da transação.
O SKAB entende como atraso o tempo máximo de 7 dias. Ao passar desse prazo, será considerado não devolução do produto e acionado o pagamento da caução. Entre em contato conosco através do [email protected] ou do nosso WhatsApp.
Para que serve o valor do Seguro da peça?
O seguro cobre casos de não devolução ou danos irreparáveis à peça. Ao cadastrar o item, você define o valor do seguro, que será o montante máximo de ressarcimento. Há uma taxa de 5% sobre o valor do seguro que será descontado do montante que você tem a receber quando a peça for alugada.
Atenção: este é o valor máximo que você poderá receber caso haja um dano irreparável com a sua peça ou ela não seja devolvida! Todavia, fique atento: caso você opte pelo Seguro, será cobrado o valor de 5% sobre o esse valor.
O que acontece se minha peça for danificada ou perdida?
Recomendamos que SKAB e USER tentem resolver diretamente qualquer problema relacionado a danos ou perda da peça. Tenha em mente que pequenos desgastes pelo uso normal da peça são esperados e o SKAB não se responsabiliza por esses casos. Em situações de danos irreparáveis ou não devolução, se não houver acordo entre as partes, você pode abrir uma Disputa em até 24 horas, entrando em contado conosco via WhatsApp ou e-mail. Será necessário fornecer fotos e informações detalhadas que comprovem os danos. Nesses casos, o SKAB poderá utilizar o valor da caução para cobrir os prejuízos, fazendo o ressarcimento do valor previamente estipulado por você no Seguro da peça.
Para entender melhor sobre nossas regras referente a danos leia nossos Termos e Condições de Uso.
Porque o Skab pede para eu avaliar o User?
A avaliação mútua ajuda a construir uma comunidade de confiança. Incentivamos que todos os usuários deixem uma avaliação honesta após cada transação, criando um ambiente de transparência e colaboração. Nossa comunidade acredita em avaliações honestas e confiáveis. Não temos o poder de alterar ou manipular qualquer conteúdo escrito – quaisquer comentários que violem nossa Política de Uso serão removidos.
PERGUNTAS FREQUENTES DOS COMPRADORES / LOCATÁRIOS
O Skab tem loja física?
Não, o Skab é uma plataforma digital que conecta pessoas interessadas em alugar e vender roupas. Operamos exclusivamente online, sem lojas físicas.
Funciona em todo o Brasil?
A venda de produtos está disponível para todo o Brasil. No entanto, os aluguéis de peças funcionam, atualmente, apenas dentro da mesma cidade para garantir a eficiência da entrega.
Como é feita a entrega e devolução da peça?
Em caso de aluguel, a logística será combinada diretamente entre você e o dono da peça. Vocês podem decidir o melhor meio de envio e devolução.
Em caso de compra, o envio será feito através dos Correios e Jadlog.
Posso fazer uma reserva de aluguel para o mesmo dia?
Sim, porém todo aluguel só é confirmado após o dono da peça aprovar a solicitação de aluguel. Se desejar receber a peça no mesmo dia, você pode entrar em contato diretamente com o locador para verificar essa possibilidade.
Posso provar a peça antes de alugar?
Sim, você pode combinar diretamente com a proprietária para provar a peça antes de alugar.
Posso realizar ajustes?
É permitido realizar apenas ajustes temporários, caso a proprietária autorize. Entre em contato com a dona da peça e certifique-se. Alterações permanentes não são permitidas, e qualquer dano à peça será de sua responsabilidade.
E se a peça chegar amassada?
Alguns tecidos podem amassar durante o transporte. Entre em contato com o Skaber para verificar como manusear a peça corretamente e se é permitido passar ou utilizar um vaporizador. Garanta que essas ações sejam feitas com cuidado.
O que acontece se a peça não estiver em conformidade com as fotos e descrição?
Você pode cancelar o aluguel e solicitar o reembolso dentro de até 8 horas a contar do momento em que o produto foi recebido. Entre em contato conosco pelo WhatsApp para relatar o problema e forneça o máximo de detalhes, incluindo fotos ou outras provas. Se constatada a divergência, faremos o estorno no seu cartão.
Devo lavar a peça antes de devolver?
Não, a lavagem é de responsabilidade da proprietária, para garantir o cuidado adequado com o tecido.
E se acidentalmente eu danificar a peça?
Entre em contato com a proprietária para discutir uma solução. Caso não cheguem a um acordo, você pode abrir uma disputa com o nosso suporte. O SKAB auxiliará vocês nesse processo e o valor da caução poderá ser utilizado para cobrir os danos, se necessário.
Como funciona a caução no aluguel de peças?
A caução é um valor reservado no seu cartão de crédito que só será cobrado em casos de dano ou não devolução da peça. Ele funciona como uma garantia para a proprietária, assegurando o ressarcimento em situações adversas.
Se, por qualquer motivo, não for possível debitar o valor no cartão de crédito, o SKAB emitirá um boleto no valor correspondente. Em caso de não pagamento do boleto, o SKAB poderá recorrer as medidas legais necessárias para cobrança do valor.
Porque o Skab pede para eu avaliar o Skaber?
As avaliações ajudam a criar confiança entre os membros da nossa comunidade. Após cada transação, você poderá deixar uma avaliação e comentário para garantir uma experiência cada vez melhor para todos.
Quanto tempo dura um período de aluguel?
Todos os aluguéis na plataforma possuem duração de 4 dias. Caso queira estender o período, entre em contato com a proprietária para combinar a disponibilidade e o valor da diária extra.
Posso parcelar o pagamento?
Sim, aceitamos parcelamento com juros.
O que acontece se meu aluguel terminar em um domingo ou feriado?
Nesse caso, a devolução deve ser feita até as 16h do próximo dia útil.
O que acontece se eu atrasar a devolução da peça?
Quando você devolve um item atrasado, afeta a capacidade do Skaber de preparar o item para o próximo aluguel. O sistema depende de você retornar seu item no prazo. Se não conseguir fazê-lo por qualquer motivo, será cobrada uma multa de 20% do valor total pago no ato do aluguel por cada dia de atraso.
O SKAB entende como atraso o tempo máximo de 7 dias. Ao passar desse prazo, será considerado não devolução do produto e será acionado o pagamento da caução.
O que acontece se eu não receber a peça no dia previsto?
Caso você não receba o item no dia combinado, entre em contato com o Skaber para verificar o ocorrido. Se precisar de ajuda, mande e-mail para [email protected] ou fale conosco através do nosso WhatsApp.